VIDA DO HOMEM DE DEUS.

Ele acorda, levanta, ajoelha e ora, louva, consagra, jejua, exorta, sorri e chora.
Aprende, ensina, repreende, consola e abençoa.
Glorifica, prega, unge, visita, compreende e perdoa. Semeia, cultiva, colhe, alimenta e oferece.
Acalenta, socorre, profetiza, peleja, vence e agradece.
Santifica, ouve e cala. Dá, recebe, restaura, triunfa, edifica, sente e fala.

Vida do verdadeiro pastor...
Olha o relógio, já está atrasado!
Ele não tem carro, pega um ônibus apertado.
Vai ao hospital, presídio, velório, seja onde for, em busca da ovelha perdida, pois ele é um pastor.
Seu corpo cansado aguarda a hora de ir para a cama.

E quando isso acontece, logo o telefone chama.
Levanta apressado e reconhece a voz do outro lado.
É a ovelha aflita que precisa de cuidado.
E lá se vai o pastor, levando consolo ao coração aflito.
Dos seus olhos rola uma lágrima no lugar do grito.
É a dor que se transforma na alegria da compensação por ter sido escolhido
para tão sublime missão.

É tarde quando volta para casa, e nesse momento a esposa diz:
“Hoje é o nosso aniversário de casamento.”
O clima de festa, a mesa arrumada... mas a comida esfriou... e sem jeito diz:

“Perdoa, meu amor, esta é a vida do homem de Deus no Altar.”

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO NOS NEGÓCIOS

Todos os anos, cerca de 200 mil empresas são constituídas no Brasil. Uma quantidade bem maior do que no passado. Devido a esse aumento, as vendas já não são mais como antes, pois as opções para o consumidor são diversificadas. Além disso, também são menores as margens de lucro.
Antigamente, era comum os empresários escolherem o negócio ou segmento de mercado que gostariam de atuar e abrirem as portas já esperando os clientes aparecerem. Hoje em dia isso ficou mais complicado, pois não há mais espaço para amadorismo. Para ter sucesso, o planejamento baseado em uma estratégia passou a ser fundamental na abertura de uma empresa.
“Planejamento significa criar um guia de ações para direcionar a gestão de seu negócio, visando atingir resultados com o máximo de eficiência dentro de um período pré-determinado”, explica Wlamir Belo, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
Para elaborar um plano de negócios, alguns itens são fundamentais, entre eles: conhecer as necessidades dos clientes ou possíveis clientes por meio de um monitoramento constante; descobrir quem são os concorrentes; elaborar uma estratégia e buscar os recursos para adotá-la e atender o mercado.
Um erro fatal cometido pelos empresários, na avaliação de Belo, é achar que montar uma estratégia significa somente procurar fidelizar os clientes pelo valor do produto ou serviço oferecido. “Quando o empresário faz esta prática, ele está focando em uma parcela do mercado que é muito suscetível ao preço. E cliente fiel ao preço não enxerga valores agregados à empresa”, afirma.
Segundo ele, o planejamento deve acompanhar a história do empreendimento, desde a simples organização da festa de confraternização da companhia até um grande passo, como partir para uma expansão por franquias ou começar a exportar.
O consultor Reinaldo Messias, também do Sebrae-SP, elaborou algumas dicas para o empresário planejar o desenvolvimento da empresa em 2011. Confira abaixo:
“Pense” suas ideias no papel
Em primeiro lugar, planejar é um compromisso formal que o empreendedor assume com sua empresa, por isso, é importante que defina o planejamento como um documento operacional, no qual descreve o que pretende e como vai chegar lá, com prazos para cumprir, assim como o investimento necessário para executar.
Uma etapa de cada vez
Um bom planejamento exige que algumas fases sejam realizadas, respeitadas e validadas. Em primeiro lugar, o empreendedor deve avaliar a oportunidade que pretende aproveitar, com olhar financeiro do investimento, lucro e prazo de retorno. Também calcular os recursos, financeiros e humanos, necessários para pôr o plano em prática.
A questão tempo
É muito importante delimitar prazos para cada tarefa do plano. Estabeleça prioridades, defina procedimentos, fazendo uma coisa de cada vez. Falta de objetivos claros e reuniões desnecessárias são alguns dos mais famosos desperdiçadores de tempo.
Monitoramento sistemático
Nenhum plano é imutável e muito menos é feito para ficar guardado na memória do computador. Ele deve ser validado, de tempos em tempos, pelos resultados que vai oferecendo.  Caso os cenários e as condições mudem, os planos devem acompanhar a mudança.
Clareza e objetividade
Mesmo se não for apresentar seu planejamento para ninguém, considere que a linguagem dever estar clara o suficiente para que outra pessoa o entenda. Ainda que não tenha um sócio, discuta suas ideias com outra pessoa, como um amigo ou consultor, antes de arriscar tudo somente pelo seu ponto de vista.
Sinal vermelho
Quando o momento econômico é de crescimento, um planejamento incorreto pode até mesmo ser encoberto por condições favoráveis. Entretanto, quando os mercados se tornam mais competitivos e restritivos, um planejamento incorreto pode colocar em risco recursos financeiros preciosos, e até mesmo o fim das atividades da empresa.
Plano B
Tenha sempre na manga medidas para conter eventuais imprevistos que podem comprometer o objetivo final. Uma dica é nunca consumir todo capital disponível (dinheiro, tempo e recurso) para apostar em uma nova ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário